Deu bug

Quantas vezes você já ouviu um técnico em computação dizer a palavra bug? Você sabe o que significa e porque essa palavra é usada na computação?  Pois bem, bug em inglês significa inseto, mas também é designada para determinar defeito ou falha no software ou hardware de um computador. 

São diversas as origens desse termo. Uma diz que foi usado em 1878 por Thomas Edison quando um inseto entrou em seu fonógrafo.  

Outra versão é que para o ENIAC (primeiro computador eletrônico) funcionar eram necessárias centenas de válvulas enormes e frequentemente tinham que ser trocadas. A sala onde ficavam essas válvulas era tão quente que o funcionário que fosse troca-las, vestia roupas de amianto para suportar o calor. Atraídos pelo calor centenas de insetos entravam causando curto circuito.

Outra versão ainda é atribuída a Grace Hopper, que em 1945 explicou a causa do mau funcionamento no computador Mark II, da Universidade de Harvard, que teria sito um inseto preso nos contatos de um relê.

Nós da Microsist sabemos muito bem o que é um bug, sofremos com o “bug do milênio” no final dos anos 90. Foi um ano de trabalho para a troca nas bases de dados de nossos programas, do ano de dois para quatro dígitos. Mas isso é assunto para outro post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *